Uma das muitas “armas” que a literatura possui, é a de poder ser usada para criticar algo que à partida não está bem do ponto de vista de uma ou mais pessoas. E é essa arma que vou utilizar para “atacar” a maneira como o futebol é vista no nosso País.
Apesar de possuirmos uma selecção galardoada quer a nível europeu, quer a nível mundial, isso não é mais do que a sua obrigação, tendo mais de 90% de uma nação fanática por este desporto, que chega quase a ser uma religião. Todos os fins-de-semana e por vezes às quartas-feiras à noite, não pode estar a dar outro programa na televisão e ninguém pode fazer barulho nas redondezas, porque os comentadores estão a proferir a “sagrada escritura”.
Se quisermos ver, ou estar informados sobre uma modalidade “extra-futebol”, ou bem que vamos ver ao estádio/pavilhão, ou então podemos ler nas últimas duas/três páginas dos jornais supostamente desportivos, mas quase exclusivamente feitos à base do mundo do futebol.
Em suma, não estou com isto a querer desvalorizar o futebol, ou a querer sobrevalorizar outro desporto qualquer, mas sim a relembrar que existem mais desportos para além do futebol, que necessitam de apoio, atenção, para se desenvolverem no nosso país tal e qual como o futebol, e que muitas vezes são esquecidos.
Tiago Gonçalves (11ºA)
domingo, 8 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário