Umas das obras mais conhecidas de Eça de Queirós é "Os Maias", tendo já sido adaptada para a televisão e para o teatro. Foi uma das adaptações teatrais que eu, no passado domingo, fui ver ao Teatro da Trindade, em Lisboa.
Quando se vai fazer uma adaptação de um livro para o teatro há vários factores que se têm de ter em conta, pois podem ser difíceis de superar. Estes factores são a falta de espaço num teatro, a necessidade de evitar o prolongamento do tempo de duração da peça, a dificuldade a nível da transição de cenários e a necessidade de evitar as quebras (tempos mortos) no decorrer da acção e entre a mudança de cenários. Todos estes factores estão interligados entre si já que a falta de espaço pode influenciar a transição entre cenários, e esta provoca a existência de tempos mortos, que, por sua vez, contribuem para o prolongamento do tempo de duração da peça.
Ora, nesta peça de teatro este problema foi superado sem grandes dificuldades. Apesar de ser um teatro pequeno, as transições foram bem sucedidas, já que o palco foi como que dividido em diferentes cenários e para mudarem de cena ou reconstituírem, recontarem, o que acontecera, os actores apenas tinham de mudar a sua posição no palco.
A nível da representação dos actores, considero que todos estiveram bem, havendo, como é óbvio, uns melhores que outros. Os actores conseguiram dar seguimento à história, sem a existência de tempos mortos, e até criar algumas situações engraçadas, que fizeram o público que assistia à peça descontrair e divertir-se. Creio que não houve falhas nem momentos de hesitação a nível das falas e das sequências da história, e se as houve conseguiram passar despercebidas e ser disfarçadas pelos próprios actores.
Tendo em conta tudo o que foi dito anteriormente, na minha opinião, a peça estava muito bem representada e organizada. Foi uma peça interessante e divertida de se ver.
A ida ao teatro foi uma óptima experiência, e espero voltar a vivê-la brevemente.
Catarina Lopes 11ºA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário