Pensamos em futebol, e logo pensamos em “desporto-rei”. “Desporto-rei” entre quais outros? Em Portugal, é difícil saber responder a esta pergunta, uma vez que os meios de comunicação o impuseram como tal, quase sem mostrar a imensa variedade de desportos que existe. É certo que as pessoas, obrigadas ou não, são levadas a assumir que o futebol é, de facto, o “desporto-rei”, mas será que não vale a pena questionarmo-nos sobre a origem desta proposição que tomamos como certa?
A maioria das pessoas considera que a razão para os meios de comunicação darem tanta importância ao futebol é o facto de este ser o “desporto-rei”.
E porque é que é o “desporto-rei”? Porque move mais pessoas, e movimenta mais dinheiro.
E porque é que move mais pessoas? Porque é o desporto mais publicitado pelos meios de comunicação.
Ora, voltamos ao ponto de partida, sem ter realmente chegado a uma conclusão. Então, qual é a verdadeira razão que justifica a grande importância do futebol na nossa sociedade?
A meu ver, é necessário ter esta consciência nos dias de hoje, porque o futebol está a tornar-se um poço de corrupção cada vez mais fundo, escondendo-se atrás do seu trono e, principalmente, porque os outros desportos devem ser tão passíveis de ser respeitados como o futebol, e estão, pelo contrário, a perder a força e a autonomia, devido à centralização do poder no “Mundo do Futebol”.
Mariana Santos (11ºA)
domingo, 8 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário