É nesta quadra festiva que as famílias se encontram mais sensíveis.
O Natal é a festa das famílias, pois o dia 25 de Dezembro comemora o nascimento de Cristo. É um ritual religioso que é assinalado em quase todo o mundo. As crianças deliram nesta época, e colocam o sapatinho à chaminé, esperando o Pai Natal como é a tradição, as prendas, o presépio e a árvore de Natal.
O Natal é a alegria das crianças, e os adultos são sensíveis a esta quadra, porque ela desperta a criança que há em nós. Faz parte da nossa cultura, que vai passando de geração em geração, e é uma época muito bonita para oferecer prendas aos familiares e amigos.
É nesta quadra do ano que há um aproveitamento comercial; somos bombardeados a todo o momento pela publicidade, e as crianças não resistem ao apelo. Tudo é bonito, é só pedir ao Pai Natal. Depois, muitos ficam decepcionados porque queriam outra coisa. Não têm a noção das possibilidades familiares e, por uma questão de cultura, a criança não é informada de que não há Pai Natal.
Como sou uma adolescente, sei ver que já não existe Pai Natal, mas isso não invalida que sempre que chega o Natal ele seja comemorado. Faço sempre uma árvore de Natal, e gosto muito desta quadra. É a altura para se comprar presentes para oferecer - não os ofereço esperando que me sejam retribuídos, mas porque sou amiga dos meus amigos. Não uso máscara nem sou imbecil, faço as ofertas do fundo do coração.
Joana Barroso (11ºB)
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário