domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal: Tudo ou Nada?

Noite estrelada, flocos de neve a cair, meias vermelhas penduradas na lareira, árvore enfeitada com bolas cintilantes, e uma estrela de enfeite no topo da árvore. É por esta época que muitas pessoas aguardam ao longo de todo o ano – e com razão, pois quem pode denegrir a felicidade representada pelo Natal?

É no Natal que as pessoas se juntam em família para demonstrar o quanto gostam uns dos outros. Isto pode soar como lamechice, mas a verdade é esta: o Natal simboliza o amor humano.

Por outro lado, também já ouvi pessoas dizerem que não gostam do Natal, o que não me espanta muito. Porém, penso que estas pessoas não compreendem o significado do Natal. Não o facto de simbolizar o nascimento de Jesus, porque esse já deixou de ter desde a Idade Média, mas sim o mencionado anteriormente: o de o Natal representar a manifestação da felicidade humana, expressa através de actos afectivos.

Dito isto, gostaria de finalizar relembrando que, sem grande esforço, chegamos à conclusão de que o feriado mais festejado é o Natal – as cidades enfeitam-se com a chegada desta época. Talvez seja por querermos mostrar aos outros o quão bela a nossa cidade é, mas, eu acho que, no fundo, é por sabermos todos que o Natal é a comemoração da nossa própria alegria de viver.

Bruno Balthazar (11ºA)

Sem comentários: