O Natal é uma daquelas épocas em que as pessoas não param sossegadas um minuto. Correm de filas para mais filas, em busca de algo perfeito para oferecer nesta época caracterizada pela troca de presentes. Ora, na minha opinião, o Natal não é só uma época de filas e mais filas, compras e mais compras, é uma época de harmonia, paz e convívio.
Quando as pessoas pensam em Natal, a primeira coisa que lhes vem à cabeça são as prendas. As crianças pensam no que vão pedir ao Pai Natal e começam as escrever as suas cartas, e os pais pensam no que vão oferecer e o quanto vão ter de gastar nesta época natalícia. Na televisão, aparecem as publicidades aos brinquedos, bonecas, peluches, jogos de computador e para a Playstation e muitas outras coisas. Quando vejo a televisão a transmitir montanhas de publicidade a brinquedos, sei que é Natal. Nestes dias, os centros comerciais enchem e torna-se impossível caminhar por entre a avalanche de pessoas que vão comprar os presentes de Natal, muitas vezes à última da hora.
Apesar de, e como a maioria das pessoas, gostar de receber presentes, o Natal para mim não se baseia só neste lado materialista, embora por vezes pareça. É, também, uma época para reunir a família, para conviver e conversar. Esta poderá ser uma das únicas épocas em que toda a família se reúne. Não estou a dizer que não se possam reunir durante o resto do ano, mas geralmente só nesta época se encontram todos juntos, pois torna-se difícil reunir com a família quando vivem afastados.
Associada a esta época está a necessidade de ajudar os mais carenciados. Aparecem muitas campanhas para ajudar a melhorar hospitais e outras instituições. Os canais televisivos têm, cada um, a sua campanha e usam o testemunho de pessoas conhecidas para publicitá-la; por exemplo, a TVI tem a “Missão Sorriso” e a SIC tem a “Causa Maior”.
A meu ver, estas campanhas deviam existir ou ser publicitadas de uma forma mais dinâmica, ao longo de todo o ano, já que não é só no Natal que as pessoas precisam de ajuda. Estranhamente, muitas pessoas utilizam esta época para mostrar o seu lado bondoso, quando são capazes de, durante o ano, serem injustas e maldosas para aqueles que vão ajudar nesta quadra.
Neste período natalício, as pessoas iluminam e enfeitam as suas casas e as cidades com luzes de várias cores e árvores de Natal cheias de bolas de todos os tamanhos e feitios, e também montam o presépio. Muitas destas pessoas nem sabem o que o presépio e as árvores de Natal representam.
Existem muitas tradições nesta quadra mas as pessoas não sabem nem procuram saber a sua origem, o seu significado. As crianças acreditam no Pai Natal sem saberem como é que apareceu esta figura característica do Natal.
Esta época não representa apenas trocas de prendas, é uma época cheia de histórias e tradições que as pessoas devem conhecer. Quando perceberem todas estas coisas, ficarão a saber mais sobre o significado do Natal, e assim poderão desfrutar e apreciar melhor esta linda época que é o Natal.
Catarina Lopes (11ºA)
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário