quarta-feira, 30 de abril de 2008

"Peixe para Eulália"

Toc Toc!

-Feliz "desaniversário"! - disse uma voz por detrás da porta entreaberta.

-Hum?! Quem está aí?

Eulália deslocou-se até à porta e apenas viu, no chão, um pequeno saco de plástico transparente cheio de água e um peixito dourado lá dentro.

-Quem deixou este peixe aqui?

-Ninguém... Fui eu que fugi da loja de animais que há do outro lado da rua.

-Ah!!!!! O pppppeixxeeee falou!!

-Sim, sim, mas que admiração... Vocês humanos devem imaginar que são únicos na Terra... Vá, tira-me deste saco e põe-me dentro de alguma coisa .

Eulália, ainda em choque, vai buscar um alguidar para pôr o peixe.

-Então, és tu que és a Eulália. Lá na loja todos ouvimos falar muito de ti. És tu que participas em actividades a favor dos direitos dos animais, não é?

Eulália "assenta" com a cabeça.

-Pois, isso parece-me maravilhoso. Então, posso estar seguro de que vais tomar bem conta de mim, certo?

Silêncio...

-Vou tomar isso com um sim. E o que tens cá por casa que se coma? Aposto que nesse armário aí em cima tens um frasquinho de plâncton.

(...)

Joana Cachapa

Sem comentários: