sábado, 26 de dezembro de 2009

Ler!


Todos nós sabemos a importância da leitura para o desenvolvimento racional do humano.
É importante ler, procurar saber mais, ter uma vontade de desenvolver o nosso cérebro e não nos privarmos de conhecimento.
Cícero disse que uma casa sem livros é como um corpo sem alma. O que queria ele dizer com isto? Se eu não tiver livros em casa não tenho alma? Sou um corpo morto? Não! O facto de não ter livros em casa proíbe-me de vaguear por mares de conhecimento, conhecer terras, personagens até mesmo os escritores; através de um livro, consigo abrir a mente e viajar por terras que nunca teria oportunidade de visitar. O livro preenche a nossa vida, aumenta o nosso conhecimento e faz de nós alguém mais vivo, mais sabedor, mais humano.
Ter livros em casa facilita-nos esse trabalho, serve como prova de que lemos, logo existimos.
Quem melhor para nos acompanhar numa viagem longa e aborrecida? Numa tarde de praia, quando estamos sozinhos ou mesmo quando não temos nada para fazer?
Quem melhor para guardar todos os nossos segredos? Um livro, o livro é aquele amigo que não nos deixa pensar em assuntos mais tristes, que nos ajuda a passar mais um dia da nossa vida.
É através dele que voamos, que nadamos em oceanos por entre peixes, sem necessidade de pensarmos nos perigos do mar, é ele que nos mostra amor perfeito ou a morte trágica, a realidade ou a ficção ele, como disse Julien Green, não nos impões barreiras, pessoalmente acho que é mesmo assim, ele não nos impões barreiras, pelo contrário, ajuda-nos a ultrapassá-las, por vezes, de formas que nos dão o maior prazer no mundo.
Agora deixo a minha frase para quem a quiser comentar:
- Enquanto leio sou gente, respiro, suspiro, sou feliz.


João Pedro Rocha; 11ºD

Sem comentários: