sábado, 26 de dezembro de 2009

Estações...

Gosto do Inverno. Faz-me sentir viva.
Esta manhã acordei, olhei pela janela e vi neve nos telhados das casas em volta. Pensei ‘Neve na Cruz de João Mendes? É certamente impossível!’ e tinha razão. Quando acordei por completo, lembrei-me que não estava em casa.
Estou em França, nos arredores de Paris e está um frio de rachar. Faz frio na rua, quero eu dizer. Em casa, faz bastante calor, bastante mais calor do que na minha casa em Portugal.
O frio é uma presença forte nesta época do ano e, neste país, é inevitável, mas não me importo. Gosto de sair à rua quando faz frio e mesmo quando a minha mãe me pergunta ‘Ana Laura, tens frio?’ respondo sempre que não, mesmo que tenha as pernas geladas. Não quero que ela tenha uma desculpa para me enfiar em casa enquanto podemos passear pela rua e gosto de sentir ligeiramente o frio, mas… também não troco os meus serões à lareira por nada.
O frio aqui parece diferente do frio de Portugal. Durante o tempo de aulas, quando começa a fazer mais frio, fico logo com o nariz gelado e ando sempre a queixar-me que estou gelada, mas aqui ainda não deixei de sentir o meu nariz e, que me lembre, ainda não me queixei do frio. Gosto do frio daqui.
Gosto de observar as pessoas que passam na rua, nestes dias de frio. Acho piada reparar nas artimanhas que preparam para se protegerem das temperaturas baixas. Há gente com gorros, cachecóis, casacos enormes, luvas ou até mantinhas polares! O que importa é não sentir frio.
Acho que o frio nos faz sentir a realidade. Quando temos frio ao ponto de não sentir as mãos ou os pés apercebemo-nos que não temos controlo sobre tudo o que se passa connosco. Pode parecer uma ideia tola, mas é a minha.
Mas há dias em que também não gosto do frio. São os dias em que estou farta de andar com duas e três camisolas e aqueles dias em que sinto umas saudades imensas do Verão.
Todas as estações têm a sua magia. Posso dizer, com certeza, que o Outono é a estação de que menos gosto, mas não consigo eleger uma favorita de entre as outras três. As restantes têm tanta coisa positiva. Temos o Inverno, que traz consigo serões à lareira, gorros, cachecóis e luvas e também traz a neve, por vezes; temos a Primavera, com os passarinhos a cantar, as folhas das árvores que crescem e as flores que dão vida aos jardins; e, por fim, temos o belo do Verão, onde tomam lugar alguns dos momentos mais marcantes das nossas vidas, há idas à praia, há as férias grandes e muita diversão.
O Inverno faz-me sentir viva, a Primavera faz-me sentir alegre e o Verão faz-me sentir livre.

Ana Laura Miranda; 11º C

1 comentário:

Guarda-Letras disse...

Sua menina de sorte! Passar o Natal em Paris é fantástico! Aproveita bem estes dias e obrigada por este texto! Jinho!
F. Beja