sábado, 2 de janeiro de 2010

Inverno

Quando penso no Inverno, são três as coisas que me vêm à cabeça: festas, mau tempo e férias. O frio, a chuva e, por vezes, a neve, trazem consigo os regressos às terras e países de origem, a comunhão das famílias e dos amigos, os sorrisos e as lágrimas de quem volta a estar junto das pessoas de quem sentia saudade.
É uma época festiva, é tempo de esquecer os problemas e os sofrimentos do resto do ano, é tempo de dar e nos darmos aos outros, “fazer o bem sem olhar a quem”, é tempo de Natal. Na minha opinião, é a festa mais importante porque comemora o que temos de melhor: a família. As famílias não são todas iguais, não têm todas um certo número de elementos, não são todas da mesma raça, não têm todas as mesmas possibilidades ou oportunidades, mas não é por isso que umas são melhores que outras. E “família” não são só os pais, os tios e os avós; são também os amigos e todas as pessoas importantes na nossa vida, que nos ajudam a crescer, que nos apoiam e, de certo modo, nos guiam.
Neste tempo, lembro-me de quando era pequenina e das tardes passadas em casa dos meus avós, junto à lareira que eu olhava com admiração, a ouvir histórias que, muitas vezes, começavam por “No meu tempo” ou “Antigamente”. Ainda hoje gosto de ouvir essas histórias e de me sentar junto dessa lareira. Só tenho pena que já não possa ter ambos, a minha avó e o meu avô, a contarem-me uma história ou a completarem a história um do outro.
O mau tempo que se faz sentir é, para muitos, um aborrecimento e um impedimento à saída de casa. Para mim, até tem um certo encanto. Depende dos dias, mas normalmente o som da chuva é, para mim, relaxante. Por vezes, penso nela como se fosse um sinal de que é tempo de nos lavarmos a nós próprios, de deixarmos para trás as complicações, de encarar a vida com um novo ânimo, de dispersar as nossas nuvens.
Mais que tudo, é um tempo de mudança, de regressos e partidas, de alegrias e tristezas, tempo de levantar a cabeça e pensar que o que vier a seguir vai ser melhor.

Ana Lúcia Sobral; 11ºC

Sem comentários: