segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Para além da vida profissional…

Hoje, tenho aqui comigo no meu estúdio de televisão, Maria do Carmo Pereira, com 45 anos e contabilista de profissão. Vive desde sempre nesta bonita cidade de Santiago do Cacém.
Vamos saber um pouco mais sobre o que faz nos seus tempos livres.

Boa tarde, é com muito gosto que a recebo aqui no meu estúdio. Diga-me, o que faz nos seus tempos livres?
Olá, boa tarde. O prazer é todo meu de estar aqui. Nos meus tempos livres, faço várias coisas, como ler, passear, mas sem dúvida alguma o que eu prefiro é pintar.

Pintar? Fale-me um pouco mais sobre essa sua ocupação tão específica.
Sim, adoro pintar. A minha profissão é muito desgastante, então senti necessidade de um “escape”, foi aí que surgiu a pintura a óleo na minha vida.

Esse seu gosto já vem de família?
Não, tudo começou quando visitava exposições do pintor António do Carmo, o qual admiro muito. Ficava a olhar os quadros com uma vontade enorme de aprender, de fazer também o mesmo…

Estou a ver que o pintor António do Carmo é uma grande referência para si.
Sim, o género de pintura que o pintor António do Carmo faz é o realismo, eu ficava fascinada com o que via.

Quando é que começou a pintar?
Foi há oito anos. Surgiu um curso de pintura a óleo realista com o mestre Charles Hejnal, a funcionar no antigo colégio S. José. Então, comecei a realizar o meu sonho…

E já fez alguma exposição dos seus quadros?
Sim, já fiz uma exposição individual e várias colectivas. A individual foi numa livraria e as colectivas têm sido em vários locais: na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, na Biblioteca de Santo André, no restaurante “Covas” e no Museu Municipal de Santiago do Cacém.

Depreendo das suas palavras que esse seu passatempo tem muita importância para si, é assim?
Sim, é muito importante para mim ocupar os poucos tempos livres que tenho com uma coisa de que eu gosto muito e aconselho todas as pessoas a terem alguma ocupação para além das suas profissões porque é uma forma de aliviar o “stress” do dia-a-dia.

Vou assim terminar, agradecendo mais uma vez a sua disponibilidade. E fica aqui esta mensagem: a vida não é só feita de trabalho, para além da vida profissional, pode haver outras ocupações que ajudam a realizar sonhos e a uma concretização pessoal mais efectiva.

Patrícia Pereira
10.º C

Sem comentários: