terça-feira, 12 de maio de 2009

Adultério e Condição Feminina

O adultério e a condição feminina são temas recorrentes N'Os Maias e como tal é possível observar-se ao longo da obra que na época as mulheres eram desfavorecidas, não podendo trabalhar, ter os mesmos direitos do que os homens, nem o direito de discutir.
Segundo Ega, "a mulher só deve ter duas prendas, cozinhar bem e amar bem" tendo assim uma condição muito limitada na sociedade e revelando-se também que a sociedade da época era muito machista. Como tal, a mulher era apenas um objecto de prazer para os homens, que lhes fazia os favores, arrumava a casa, tratava dos filhos, os acompanhava em soirées e não devia fazer nada que lhes desagradasse, não sendo assim vista na maioria das vezes pelos homens como a mulher que estes amavam, mas sim apenas como uma acompanhante. Por isso, as mulheres que naquela época sempre foram educadas para o amor e para agradarem aos homens, quando não tinham a atenção do marido, procuravam-na noutros lugares, sendo assim o adultério muito comum na época.
Vários casos de adultério podem verificar-se N'Os Maias, como o caso de Carlos com Maria Eduarda e Ega com Raquel Cohen.

Alexandra Moreno, 11ºA

Sem comentários: