terça-feira, 12 de maio de 2009

A Mulher de Eça

Um dos tema fulcrais de crítica no romance Os Maias, de Eça de Queirós, é o sexo feminino em geral.
Ao longo da obra, Eça pinta um retrato algo depreciativoda posição feminina na sociedade . A mulher não é tratada como uma pessoa que possa contribuir para a sociedade, mas sim como alguém que tem como função principal ser uma boa dona de casa. Acaba assim por ser vista como um ser mais ignorante que o homem, não se metendo na conversa destes. Consequentemente, não há na obra nenhuma personagem principal do sexo feminino (excepto obviamente Maria Eduarda).
Um outro aspecto da sociedade do século XIX que o dedo de Eça não falha em apontar é o adultério. Este pode ser justificado com a educação daquela época: as únicas obrigações de uma mulher eram cozinhar bem e amar o seu marido. Devido a essa falta de motivação, as esposas acabavam por procurar uma forma de dar algum interesse e emoção às suas vidas, que não era encontrado no casamento. A mulher é assim retratada como não merecedora de confiança e inferior ao homem, pois os seus amantes não cometem um crime tão horrendo.
Apesar de ser publicado no século XIX, Os Maias ainda mantêm algumas das suas críticas actuais para os dias de hoje, uma vez que tanto o machismo como o adultério ainda persistem na nossa sociedade.

Bruno Balthazar, 11ºA

Sem comentários: