terça-feira, 12 de maio de 2009

A Condição Feminina

Nos dias de hoje ainda se faz uma grande separação entre o que é socialmente aceitável por parte da mulher e por parte do homem. Contudo, esta divergência era ainda maior no século XIX, século no qual foi escrita a obra Os Maias, por Eça de Queirós. Nessa época, qualquer acto que a mulher praticasse que desrespeitasse as "normas" era motivo de crítica intensa e desprezo completo.
Analisando as personagens femininas que surgem n 'Os Maias verificamos que estas transmitem sempre uma imagem de falta de nível e de boas maneiras, pouco honestas e adúlteras.
O adultério é assunto tratado ao longo de vários capítulos d'Os Maias e torna-se clara a posição da sociedade quando este era praticado pela mulher e não pelo homem. Supostamente, uma boa mulher devia aceitar a traição do marido como algo normal, mas o contrário nunca poderia acontecer pois envergonharia e enxovalharia o marido.
Esta visão de Eça reflecte perfeitamente a da sociedade da sua época, visão esta que perdurou até aos nossos dias. A subalternidade da mulher é um preconceito que parece impossível fazer desaparecer da mente do português que ainda parece viver numa caverna.

Joana Cachapa, 11ºA

1 comentário:

Carolina disse...

E assim vocês, alunos sentem-se estimulados a escrever os vossos textos que depois postam no blog. Gostei da ideia e dos escritos!
;)