terça-feira, 12 de maio de 2009

Os Maias - condição feminina

Como podemos observar n'Os Maias, Eça de Queirós nunca faz um "bom retrato" das suas personagens femininas. Estas são vistas como seres superficiais e adúlteros, pois foi essa a educação que tiveram.
Segundo o ponto de vista de Eça, as mulheres são educadas para o amor, seja esse dentro ou fora do casamento. Aqui entra a superficialidade e a mentira: as mulheres "amam" os seus maridos mas na verdade, têm vários amantes durante todo o seu casamento.
Embora os homens também sejam adúlteros, nunca são injuriados, pelo contrário, são considerados verdadeiros galãs, uns "Casanova's". Aqui pode-se observar a grande diferença, a nível social, entre as personagens femininas e masculinas de Eça: quando os homens são adúlteros, são louvados, quando as mulheres são adúlteras, sofrem todo o tipo de injúrias e são retratadas como seres que no fundo apenas procuram os prazeres carnais.
Aos olhos de Eça, as mulheres nascem e são educadas apenas para "tentaram" os homens com os seus gestos delicados, sorrisos tímidos, olhares penetrantes e vozes de criança.

Alícia Ventura, 11ºA

Sem comentários: