terça-feira, 12 de maio de 2009

O adultério em "Os Maias"

Como qualquer um pode observar, neste caso particular, na obra de Eça de Queirós, "Os Maias", a mulher daquela sociedade é bastante criticada, através das personagens da obra. A mulher é assim vista como sendo adúltera e aquela que pratica a prostituição.
Outro tema também abordado é o excesso de importância dada à religião ( como no caso de Maria Eduarda Runa e das manas Silveirinha). Esta é a visão e percepção que temos e que Eça nos dá. Como era sabido (e infelizmente "Os Maias" não são o retrato apenas de uma época passada), a mulher tinha o dever de tratar das tarefas domésticas e de ser prestável para o seu marido. Ora, todos os comportamentos que fossem diferentes destes eram, pois então, criticados pela sociedade.
O homem, pleo contrário, já nao era assim julgado de maneira igual se tivesse o mesmo tipo de comportamento. O adultério parecia ser assim uma prática "comum" na sociedade d' "Os Maias" (Raquel Cohen e a Condessa de Gouvarinho), onde a mulher deveria ser fiel e cumprir os seus deveres.
Conclui-se então que a sociedade feminina não condizia como o que devia ser e era mais conhecida pelos seus actos e práticas "impróprios".

Flávia Freire, 11ºA

Sem comentários: