sexta-feira, 1 de maio de 2009

"Os Maias no Trindade"

O Teatro da Trindade abriu as suas portas, no passado dia 22 de Março, para apresentar a peça "Os Maias no Trindade" a um público maioritariamente constituído por escolas. A nossa esteve lá presente, e à saída do edifício foram poucos aqueles que mostraram insatisfação.
É de valorizar o facto de terem conseguido espremer uma obra de carácter tão extenso, e realizar uma peça que durou, aproximadamente, duas horas. De uma forma geral, gostei do que vi. As luzes e os efeitos com elas produzidos captaram-me a atenção, tal como a música, que, seduzindo-me com um piano de cauda extraordinariamente belo, foi colocada de forma muito original (pobre Cruges, a tocar para tanta gente...). Aspectos como estes permitiram que toda a história de Os Maias, bem como a crítica à sociedade, fosse apreendida com prazer e desinibição por parte do público. Quanto ao trabalho de actores, gostei especialmente dos papéis interpretados pela actriz do grupo, que parecia ter grande confiança e presença em palco. A personagem Ega pareceu conquistar uma grande parte do auditório, dado o seu humor e comportamento atrevidos; Dâmaso trouxe-nos um toque de comédia, e Carlos da Maia cumpriu o seu papel de boa constituição física e elegância. A peça foi elucidativa da obra, ainda que a crónica de costumes tenha tido dificuldade em entrar no espírito do público, que, por sinal, teve um comportamento, na minha opinião, desagradável. Fizeram-se comentários inoportunos e risos desnecessários, que não devem ter sido, de todo, simpáticos, nem para os actores, nem para as pessoas que, de facto, estavam interessadas em assistir a uma peça de teatro.
Apesar disso, a ida ao teatro foi agradável e enriquecedora, tanto para aqueles que já tinham lido a obra, como para os infortunados que ainda não... Para estes, esperemos que a peça lhes tenha servido de incentivo.

Frederico Bonito, 11ºA

Sem comentários: