domingo, 8 de março de 2009

Mentalidade Humana


Decidi escriticar sobre um assunto que sempre esteve presente desde o início dos tempos e em que todos nós vamos sempre bater. Mentalidade humana! Como é óbvio, não vou tratar do assunto todo! Apenas vou expressar a minha opinião sobre um pequeníssimo ponto desse monstruosamente grande problema que temos de aturar todos os dias.)
Divina providencia e a obra de Belzebu!
Desde que o homem é conhecido como gente, temos a tendência de culpabilizar os outros por tudo o que nos acontece, bom ou mau. Mas neste caso, o papel dos outros, é desempenhado pelo "além". Quando uma coisa boa nos acontece inesperadamente, muitas das vezes o primeiro pensamento que nos ocorre é: Milagre! E quando nos acontece algo de mau: foi obra do Demo!Mesmo que os acontecimentos fossem previsíveis, nunca é por nossa causa, são sempre resultado da obra de mãos alheias.
Mas afinal somos algumas marionetas cuja vida é decidida pela intervenção das forças divinas e infernais?!
A meu ver, nós é que temos a culpa de tudo o que nos acontece! Mas como somos aquele tipo de bichinho que lhe custa muito admitir que a culpa é dele, então lá vamos nós juntar os outros ao barulho e dizer que os culpados disto tudo são eles! É como se fosse uma necessidade inconsciente, uma doença fantasmagórica da qual todos sofremos e o pior - pior, é que não tem cura.
Pois cá na minha vida, quem manda sou eu! O que me faz (obviamente) a culpada do que me acontece! Se eu seguir por um caminho obscuro e duvidoso, é normal que me aconteçam coisas más.
Se seguir o "caminho da luz", me aplicar em certas coisas e fizer boas acções, então acontece algo de bom. Mas quem decide sou eu!Por isso, deixem lá os outros em paz. Se vos acontecem coisas boas, óptimo. Se vos acontecem coisas más, temos pena! A culpa é vossa! Orientem-se!

Alícia Ventura (11ºA)

Sem comentários: