quarta-feira, 25 de março de 2009

Retalhos de Poesia


Não deixes o cansaço instalar-se.
Em vez disso,
Recomeça...
Numa doçura
A quem desejes
Ama como quem ama o amor,
Que se desprenda como um fruto.
Caiu
Fez-se em pedaços.
Nesse caminho duro

Quem amo?

Ana Martins; 10ºC

Naquela tarde quebrada
A minha alma partiu-se como um vaso vazio
Chamei por ti na minha solidão e deste-me a tua mão…
O meu coração bate
Creio que é do sorriso!
Queria dar-te a coisa mais pequena…
Troquei o céu azul pelos teus olhos
Troquei a sombra do meu nome pelo teu amor
Amor que não conheço, mas que cultivo como uma rosa branca…
Queria trazer-te uns versos muito lindos
Mas trago-te estas mãos vazias
Cheias de nadas, cheias de mim…
Nomeei-te no meio dos meus sonhos…
Serei eu a tua escolha?
Abre os olhos, que eu já me escolhi em ti.

Beatriz Lourenço; 10º C

Desejo o silêncio…
Nomeei-te no meio dos meus sonhos
De cada sonho.
Nem os meus olhos sabem que dizer
O que sonhei foi só água, impossível
Querer dar a quem recusa
Não me queres, porque me olhas?

Ana Sobral 10ºC


... Dei-te a minha mão...
Não te aventures por ela
Sê paciente; espera
Que queres que te diga?
Abre os olhos...
Se puderes, sem angústia.
Tua alma é lúcida e rica
Recomeça...
No bago de arroz
No grão de areia
Na semente do linho...
No meu sorriso!

Ana Silva


Quero dar-te a coisa mais pequenina que houver
Inatingível, sempre.
Que não se prova
E sem pressa
Que nem os olhos sabem que dizer
Serve-se de palavras
Por ignorar.
Numa doçura

Que queres que te diga,
Além que te amo, se o que quero dizer
É que te amo?

Asneira? Impossível? Sei lá!

Rita Mendonça; 10º C


Esta é a madrugada que eu esperava.
Creio que foi o sorriso lá dentro.
Espera…
Troquei o céu azul pelos teus olhos,
mas nem os olhos sabem dizer
porque te trago estas mãos vazias.
O essencial é saber ver:
Abre os olhos e olha,
que eu já me escolhi em ti.

Ana Laura Miranda; 10º C

Creio que foi o sorriso
A minha alma partiu-se como um vaso vazio
Nada me disseste, ao dizer-me tudo
…deste-me a tua mão…
…deste às romãs a cor do lume
E a cor do lume ao meu coração
Não vás!
Não quero mais as palavras tristes da solidão!
Passamos pelas coisas sem as ver…
Sem razão para amar
Amar!

Recomeça!
Quando puderes…

Marlene Silva; 10º C

Vejo-te.
Nem os olhos sabem que dizer.
Não têm voz.
Desejo
Correr, navegar, morrer no teu sorriso.
Tenho mais sensações do que tinha.
Querendo, quero o infinito.
Quero dar-te
O amor.

Beatriz Madeira; 10º C

O essencial é saber
As coisas que não têm cura.
Nenhuma rosa cabe nesta mágoa....
Não vejo
Quem é feliz infeliz.
O meu coração bate.
Nem os dias longos me separam da tua imagem...
Então, desejo que a palavra amadureça.
Asneira?
Impossível?
Sei lá!

Patrícia Santos; 10ºC

Sê paciente; espera
Recomeça…
Nem os dias longos me separam da tua imagem.
… Deste-me a tua mão…
Creio que foi um sorriso
… Não vejo
Quem amo?
AMO como ama o amor.

Patrícia Pereira:10º C

Sem comentários: