domingo, 8 de março de 2009

Critérios de Exames

Recentemente, o Ministério da Educação alterou os critérios dos exames de Português e de Biologia e Geologia. Essa alteração ocorre nas questões de verdadeiro/falso. Anteriormente as cotações dessas questões eram atribuídas por níveis, sendo cada nível caracterizado por um determinado número de afirmações classificadas correctamente.
Após esta alteração, o aluno obtém a cotação total se classificar correctamente todas as afirmações, porém, caso erre uma única afirmação a cotação é zero pontos.
Esta nova medida é injusta, pois um aluno que erre somente uma afirmação tem automaticamente zero pontos e as restantes afirmações que foram classificadas acertadamente não são tidas em conta. O facto de o aluno falhar uma afirmação não significa que não tenha conhecimento da matéria, pois pode haver muitas razões que o levaram a errar.
Esta nova medida deveria ser anulada e os critérios de correcção deveriam voltar a ser os anteriormente estipulados.
As novas medidas para os exames de Português e Biologia e Geologia são injustas para os alunos, pelo que deveriam ser invalidadas.

Lénia Candeias (11ºA)

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