quinta-feira, 15 de abril de 2010

Amo Alvalade!

Orgulho-me de viver aqui! Adoro viver nesta vila pequena e calma de Alvalade que tem tão pouca coisa para se fazer. Às vezes, quando tenho tempo livre ou quando quero sair, fico muito chateada por não haver nenhum sítio onde possa ir e onde goste de ir… Depois, só me apetece dizer que queria viver noutro sítio, num sítio onde houvesse coisas mais divertidas e interessantes para se ver e fazer. Até parece que não gosto disto aqui. Mas isso é mentira. Agora, com dezassete anos, finalmente, percebi que esta vila tem um lado positivo, como tudo o resto.
Foi nesta cidade que eu cresci e aprendi, e foi esta vila que me deu tudo o que uma cidade grande não me pode dar. É verdade que é um meio pequeno, que todos se criticam uns aos outros, que toda a gente sabe o que fazemos, o que vestimos naquela dia ou simplesmente que arranjámos o cabelo. É ridículo, é verdade, mas por vezes, torna-se engraçado. É tão bom chegar a um café e perguntar “Então, vizinha, está boa?” e sentir um à vontade tão grande… E isto só nestes meios pequenos é que se pode sentir.
Lembro-me que, um dia, eu estava na rua com a minha irmã e vimos duas vizinhas paradas ao virar da esquina, com os seus sacos de compras e a palete de leite no chão a conversar. Fartámo-nos de rir e a minha irmã disse “Só em Alvalade é que isto acontece”. Sempre que me perguntam onde moro e eu respondo “Alvalade.” gozam comigo. Agora, com o passar do tempo, aprendi que as outras pessoas que vivem em cidades nunca irão ter a experiência que eu tive, por isso agora sempre que gozam eu respondo “Nunca irás ter a experiência que eu tive” e respondem-me “É verdade”.
Eu? Eu amo Alvalade, a minha terra!

Ana Martins; 11º C

Sem comentários: