segunda-feira, 12 de abril de 2010

História Acabada

A história acabou e eles não ficaram juntos…
“Vocês com essa amizade ainda vão acabar por namorar, escrevam isto”, diziam eles. Eles (os amigos) continuam os mesmos, nós não... Era uma vez um rapaz e uma rapariga, usavam os mesmos ténis, ouviam a mesma música, gostavam das mesmas coisas; ele era o mundo dela, ela era o mundo dele. Se possível, passavam juntos 24h sobre 24h juntos, falavam de tudo, riam com tudo, gostavam de tudo, eram apenas duas crianças que não conheciam o mundo nem o queriam conhecer. Não precisavam, já tinham o deles. Cresceram, continuavam os mesmos, saiam com os mesmos amigos e, mesmo assim, continuavam os mesmos. Aquilo sim é que era amizade, eram como unha e carne!
Um dia, a Nela como o melhor amigo a chamava, corre para casa dele com toda a energia que podia, já era tarde, quase horas de jantar, mas ela tinha uma notícia urgente que se não lhe dissesse morria naquele momento. Oiço a campainha, a minha mãe já de avental e atrapalhada com o jantar para o idiota do meu pai comer, pediu-me para ir abrir a porta. Como era para mim, fui a correr com tanta energia como ela correu para minha casa:
- ELE PEDIU-ME EM NAMORO! – disse ela histérica, mas ao mesmo tempo, discreta para ninguém ouvir.
- Não acredito! Sempre é aquele rapaz lá da escola, aquele muito alto que até tem um pé maior que o outro? – Perguntei eu, em tom de brincadeira para ela ver que eu levava tudo numa ‘boa’.
- Não gozes com ele, sim é! Gosto tanto dele, não imaginas, mas gosto mais de ti claro!
Parece bonito não parece? Claro que parece, é obvio que parece, também ao melhor amigo da Nela parecia, ele estava feliz por ela, enquanto que, ela deixava acumular pó no número de telefone do seu (antigo) mais-que-tudo, as conversas diárias começaram a desaparecer, deixaram de usar os mesmos ténis e de ouvir a mesma música. Agora, ele continua a sair com os que diziam que ia dar em namoro, ela não. Ele ficou despedaçado, não conseguia pensar sequer que o seu mundo lhe tinha deixado de falar. Crescemos, tudo mudou, agora só há rancor, sarcasmo, as conversas resumem-se a ironias pegadas e nada vai voltar a ser o que era. Porquê? “Ele ou eu” disse o namorado para a confrontar, e acha que ela ligou a amizades? Claro que não, ela pensava que o namoro era para a vida, mas não foi, nem os amigos foram. Agora, quando o namorado está entretido com outras, ela senta-se sozinha, bebe café sozinha, fuma sozinha, diz mal de todos (com o namorado), porque os amigos não conseguiram suportar a escolha dela. Era um conto de fadas não era? Pois era, mas isso é tudo uma estupidez, já não há amigos verdadeiros como havia, amigos que duram esta vida e a próxima. Não vale a pena acreditar em ‘adoro-te’, ‘és a minha vida’, ‘vamos ser amigos para sempre’, simplesmente isso não existe, é uma ilusão… Já como dizia o Bob Marley: “Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas, o tempo passa e descobrimos que GRANDES mesmo eram os sonhos, e as pessoas PEQUENAS demais para torná-los reais” Por isso, a melhor frase com que consigo descrever toda esta vida é que a história acabou e eles não ficaram juntos…

Manuel Mascarenhas; 11ºD

Sem comentários: